segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Roberto Costa (PMDB), apresenta projeções positivas sobre a colocação do Maranhão no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013

O líder do Bloco pelo Maranhão, deputado Roberto Costa (PMDB), apresentou projeções positivas sobre a colocação do Maranhão no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). De acordo com o parlamentar, o estado mostrou um crescimento favorável nos últimos 20 anos, de acordo com o seu IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).
“Nos últimos 20 anos o Maranhão foi um dos Estados que mais cresceu, de acordo com o IDH; e isso está claro nos números apresentados, e eu inclusive tenho os dados em mãos de 1991, 2000 e de 2010. A renda per capta do Maranhão nesses 20 anos praticamente triplicou. Isso demonstra que o caminho que o Maranhão tem tomado é o caminho certo. É o caminho correto porque é o caminho do crescimento”, afirmou Costa.

O parlamentar rebateu críticas de que o Maranhão estaria com crescimento estagnado. “Apesar daqueles setores que querem ver o Maranhão estagnado, quem fizer uma verdadeira leitura dos dados que foram apresentados a respeito da divulgação dos números do IDH a nível nacional, vai ter uma nova visão sobre o nosso estado. Infelizmente, às vezes, para a Oposição, o melhor é que o Maranhão não conseguisse demonstrar esse crescimento. Era melhor que o Maranhão continuasse estagnado, mas o processo de crescimento do Estado foi dado continuidade”, declarou.

Costa lembrou que, há um tempo, o Maranhão possuía 40 das 50 cidades com o pior IDH do Brasil e que hoje esse número foi reduzido a praticamente duas cidades, que também, de acordo com o parlamentar, tem demonstrado bastante desenvolvimento.

“No passado, das 50 cidades com o pior IDH, você encontrava 40 no Maranhão. Hoje basicamente são duas cidades sendo discutidas: Fernando Falcão e Marajá do Sena. Marajá do Sena tem um problema de muita dificuldade de acesso, mas que está sendo resolvido pela governadora Roseana e pelo secretário de Infraestrutura Luis Fernando, com a construção da estrada que vai ligar o município de Marajá do Sena a Paulo Ramos. E um dado importante, os Índices de Desenvolvimento Humano em Fernando Falcão e de Marajá do Sena, nesses últimos anos, triplicaram, mostrando que se nós continuarmos neste caminho, o Maranhão, nos próximos anos, com certeza, não terá nenhum município com IDH baixo”, disse o deputado.

Roberto Costa afirmou que o Governo está pronto para discutir todos os dados apresentados. “Nós estamos prontos para discutir este IDH que foi apresentado. E mostrando mais uma vez, de tudo que foi apresentado, que se o Maranhão quiser continuar nesse crescimento, ela deve dar mais uma vez as garantias para o nosso grupo político”, afirmou.

PROGRAMA MAIS MÉDICOS

Roberto Costa também comentou a respeito da implantação do Programa Mais Médicos, criado pelo Governo Federal. De acordo com o deputado, o Maranhão já possui toda a infraestrutura necessária para receber os novos profissionais, por já ter investido no setor com o Programa Saúde é Vida.

“Nós estamos presenciando uma discussão em todo Brasil a respeito do programa da presidenta Dilma, o Programa Mais Médicos. A maior crítica que existe é a falta de infraestrutura nos municípios. Mas, nós, maranhenses, temos a garantia que o nosso estado é o único da Federação que tem uma política pública de saúde que vai atender essa demanda do Programa Mais Médicos, que é o Programa Saúde é Vida. Vocês imaginem o Maranhão, daqui uns 5 anos, com o funcionamento de todos esses programas, já que estamos em plena velocidade de crescimento. Será o melhor de todo o país”, finalizou o deputado Roberto Costa.

FONTE: Assembleia Legislativa do MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e logo será postado. Obrigado!