sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Secretaria de Juventude Realiza Seminário para apresentar o Estatuto da Juventude


            No último dia 10 de agosto, a Secretaria de Juventude de Bacabal/MA realizou o Seminário “A Juventude com Vez e Voz no Governo Agora Sim: Conhecendo o Estatuto da Juventude” e comemorou na ocasião com os jovens presentes a passagem do Dia do Estudante (11) e Dia Internacional da Juventude (12).

            O evento contou com a presença ilustre do Prefeito José Alberto, do Dep. Federal (PMDB/MA) Alberto Filho, do Pastor Valbert (Igreja Assembleia de Deus), do Ten. Saraiva (representando o Ten. Cel. Egídio Amaral do 15º BPM), do líder do governo na Câmara vereador Maninho, vereador Rogério Santos, vereador Edivan Brandão, vereador Teles, vereador Perí, vereador Manoel da Concórdia, vereadora Natália, vereador Gilmar Reis, vereador Serafim Reis. Também se fez presente o Sec. Adjunto de Administração Raimundo Sirino, Secretários Renato Braga e Moisés Baima (SEDEL), Inaldo Nascimento e Anderson Viana (SAMA), Sec. Adj. Alex Abreu (SEMDEERT) e do Assessor parlamentar José Antonio.
            Na oportunidade a SEJUV, através do Sec. Adjunto Marcos Ferreira fez um balanço das atividades desenvolvidas no I semestre de 2013. Durante o discurso do Dep. Alberto Filho, que muito se empenhou para a aprovação do Estatuto da Juventude, ocorreu a apresentação do vídeo institucional da Praça da Juventude que será implantada em Bacabal através de emenda parlamentar destinada pelo próprio Deputado. Além dessa ótima notícia o Dep. Alberto Filho ainda anunciou 500 vagas do Projovem Trabalhador para o município desenvolver capacitações para a juventude bacabalense (entre 18 e 29 anos). E relatou a experiência de ter participado ativamente da aprovação do referido Estatuto que muito contribuirá para a juventude brasileira.
            O Prefeito José Alberto destacou a parceria com o Dep. Alberto Filho com a finalidade de desenvolver o município e buscar oportunidades para o jovem bacabalense, ressaltando diversas ações do Deputado.
            Durante o evento o Sec. de Juventude Frank Oliveira destacou o cuidado que a administração municipal está tendo com essa juventude. Enfatizando o envio (mês de maio) da Carta de Apoio à aprovação do Estatuto da Juventude para o Congresso Nacional e Secretaria Nacional de Juventude. Como também o apoio irrestrito do Dep. Federal Alberto Filho em relação aos anseios da juventude maranhense. Frank Oliveira aproveitou para relatar que o município de Bacabal (segundo IBGE) consta com mais de 28 mil jovens (entre 15 e 29 anos) e que é um número representativo dentro do atual contexto sócio econômico nacional. A SEJUV realizou ainda o lançamento do Projeto “A Juventude no Caminho Certo” que é um cursinho voltado para preparar os jovens para o ENEM e vestibulares, que será desenvolvido na sede e zona rural do município.
            O Seminário ainda teve a participação da Secretaria de Saúde através de uma palestra da Superintendente Jerciane Reis que apresentou os benefícios dos jovens terem o Cartão SUS e do Diretor do núcleo DST/AIDS Rômulo Felipe alertando o elevado número de jovens infectados por diversas doenças e como evitá-las. A aluna Dandara Viana (IFMA) apresentou um trabalho de pesquisa que alerta para o aumento de jovens do sexo feminino no consumo de álcool. Como também a Secretaria da Mulher através da Coordenadora Kizy Oliveira, apresentou as diversas formas que um agressor pode ser enquadrado na Lei Maria da Penha. Todas essas palestras sendo desenvolvidas de forma objetiva para que os jovens presentes pudessem ficar atentos a todas as informações.
O evento teve a parceria do SESI (Bacabal); Secretaria de Desporto e Lazer (SEDEL); Secretaria Municipal de Educação (SEMED); Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS); Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS); Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA); Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego, Renda e Turismo (SEMDEERT) e Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

Assecom SEJUV-Bacabal/MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e logo será postado. Obrigado!