terça-feira, 19 de novembro de 2013

Curso de criação de peixe em cativeiro é oferecido pelo Sebrae em Bacabal

Teve início nesta quarta-feira (13), em Bacabal, o curso de piscicultura, promovido pelo Sebrae em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), através do Sindicato de Produtores, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bacabal e a Secretaria Municipal de Emprego e Renda.
Além de piscicultores, também participam da capacitação, empresários rurais e técnicos da secretaria municipal de agricultura e da AGERP. De acordo com o gestor de projetos do Sebrae, Fernando Aurélio, o evento destina-se a sustentabilidade da atividade na região do médio Mearim e a geração de emprego e renda.
Fernando Aurélio informa que, futuramente, será trabalhado um projeto voltado para a piscicultura na região do Médio Mearim, com foco em resultados quantitativos e principalmente qualitativos, como o aumento da renda, a comercialização e o fortalecimento da atividade.
O curso está sendo ministrado pelo engenheiro de pesca Benedito Moura, que apresenta dados técnicos, mostrando todas as fases do processo de criação do peixe em cativeiro, desde a construção de tanques a comercialização do produto.
O técnico explicou ainda que a região é propicia para a produção do peixe em tanques e viveiros, mas é preciso se adequar e utilizar técnicas que podem favorecer a atividade. “O principal cuidado a ser tomado é o planejamento, estudar a área e ter conhecimento para colocar em prática. Fazendo a coisa certa, os resultados vêmem curto prazo”.
O pequeno produtor Pedro Lima é sócio de uma área comunitária no povoado Bom Jesus, zona rural de Bacabal,em 2010 ele conta que investiu 3 mil reais em um tanque para criar peixes, mas não obteve sucesso. O produtor admite que faltou conhecimento  pra tocar o negócios e agora no curso, ele reconhece que se tivesse instrução não teria tido prejuízo e com certeza já teria retorno do investimento inicial. “O conhecimento técnico é fundamental para desenvolver essa atividade, perdi tempo e dinheiro porque não estava preparado para trabalhar com a piscicultura” conclui o produtor. 
EVENTOS DA REGIONAL – A regional de Bacabal tem uma programação extensa de cursos para a segunda quinzena de novembro com o circuito empresarial que reúne palestras e minicursos.
Na terça-feira (19), terá uma palestra sobre empreendedorismo em negócios criativos, dia 21 durante o dia serão realizados os minicursos “Negociação do Varejo”, “Estratégias de Atendimento para Clientes Internos e Externos” e “Empreendedorismo”,a noite tem a palestra magna com o professor Clésio Montijo Amorim sobre vendas e motivação com foco nas relações.

Dia 22 – Minicurso: Tendências e comportamentos em vendas no varejo, Empreendedorismo e Primeiros passos para a Excelência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e logo será postado. Obrigado!