terça-feira, 19 de novembro de 2013

Sebrae organiza encontro para debater produção de leite em Matinha

Empreendedores rurais querem se organizar para melhorar a produção no município
A produção leiteira do município de Matinha – e as soluções para melhorá-la – foi discutida nesta quarta-feira (13), em reunião promovida pelo Sebrae e que contou com a presença do secretário Municipal de Agricultura, Jubervan Amaral Belfort; o presidente da Câmara de vereadores de Matinha, Marcos Vinicius Silva; do gerente da unidade do Sebrae em Santa Inês, Aluízio Muniz, além de produtores do setor.
Os criadores de gado de leite querem se organizar e melhorar a produção, que atualmente é feita de forma individual e com pouco conhecimento técnico, o que estaria proporcionado resultados insatisfatórios e limitados para os empreendedores. O grupo se reuniu e tomou a iniciativa de solicitar consultoria ao Sebrae, na tentativa de reverter a situação. A ideia é aumentar a produção e, consequentemente, melhorar os lucros com o trabalho no campo.
O engenheiro agrônomo Raoul Bidjeke, especialista na metodologia do Projeto Balde Cheio, que já é desenvolvido em algumas propriedades rurais do Maranhão com o apoio do Sebrae, foi convidado para falar sobre essa experiência de sucesso – e de que maneira ela pode ser aplicada em Matinha.
Segundo o consultor, o primeiro passo a ser seguido é a organização dos empreendedores, buscando mudar a visão que tem sobre a produção de leite e estarem dispostos a se adequar as ações propostas.
Foi sugerido também, pelo gerente do Sebrae, Aluízio Muniz, que os produtores  visitem uma propriedade em que o projeto já está em execução, para que eles possam conferir de perto os resultados obtidos. “É preciso que eles vejam na prática como o Balde Cheio funciona e, assim, terão a motivação necessária para fazer as mudanças e conquistar resultados mais satisfatórios”, afirmou o gerente.
A gestora do projeto Sebrae Maranhão no Território da Cidadania na Região dos Campos e Lagos, Kelly Lopes, adiantou que, após este encontro, serão realizadas novas reuniões envolvendo os produtores e o poder público, visando o planejamento e execução das ações propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e logo será postado. Obrigado!