sexta-feira, 13 de junho de 2014

BACABAL - Dia 11 de junho foi marcado por caminhada alusiva ao dia mundial do Combate ao Trabalho Infantil

     

O dia 11 de junho, em Bacabal, foi marcado por uma caminha, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio da Prefeitura. O evento, em prol do Combate ao Trabalho Infantil, que é dia 12 de junho, foi antecipado por causa dos preparativos da copa, reuniu professores, alunos, assistentes sociais, psicólogos, dentre outros. A caminhada percorreu as ruas do centro de Bacabal e culminou no Fórum de Bacabal, com apitaço para alertar o Poder 
Judiciário e demais autoridades sobre a problemática.

O Brasil possui uma população de 190 milhões de pessoas, dos quais 60 milhões têm menos de 18 anos de idade, o que equivale a quase um terço de toda a população de crianças e adolescentes da América Latina e do Caribe. São dezenas de milhões de pessoas que possuem direitos e deveres e necessitam de condições para se desenvolverem com plenitude todo o seu potencial.

Contudo, as crianças são especialmente vulneráveis às violações de direitos, à pobreza e à iniquidade no País. Por exemplo, 29% da população vive em famílias pobres, mas, entre as crianças, esse número chega a 45,6%. As crianças negras, por exemplo, têm quase 70% mais chance de viver na pobreza do que as brancas; o mesmo pode ser observado para as crianças que vivem em áreas rurais. Na região do Semiárido, onde vivem 13 milhões de crianças, mais de 70% das crianças e dos adolescentes são classificados como pobres. Essas iniquidades são o maior obstáculo para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) por parte do País.


Esses indicadores só fortalecem a índices negativos e colocam as crianças nesses grupos de desigualdades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e logo será postado. Obrigado!