terça-feira, 22 de julho de 2014

Arte em madeira é exposta na unidade do Sebrae em Santa Inês

Peças talhada em material reaproveitado são destaque pela originalidade 
A unidade regional do Sebrae em Santa Inês abriu espaço, esta semana, para o trabalho do artesão Juvenal Belfort, que se destaca pelo trabalho feito a partir de raízes e galhos de arvores – que se transformam em belas peças de decoração.
Um espaço na recepção da sede da unidade foi disponibilizado para mostrar o talento do artista, que valoriza elementos regionais. A maior parte do material utilizado por Belfort é reaproveitada, reaproveitando o que seria naturalmente descartado – ganhando formas variadas e até movimento.
O trabalho criativo e original do artesão vai da confecção de peças bem definidas em linhas retas até o abstrato, com ênfase em móveis em miniatura e peças utilitárias decorativas, evidenciando que a criatividade não tem limite.
O artista, que é filho de Santa Inês, atualmente vive no Amapá, mas viaja por vários estados divulgando a arte em madeira rustica, realizando exposições em feiras, casas de artesanato e eventos organizados pelo Sebrae. Segundo ele, a a instituição sempre foi uma grande parceira, onde já participou de cursos como o “Juntos somos fortes” e “Entalhe em madeira” – que foi onde descobriu que poderia viver da sua arte.
“O Sebrae tem sido importante para o meu trabalho, tanto na minha formação, quanto na questão da comercialização. Foi nos cursos de gerenciamento e nas consultorias oferecidas pela instituição que aprendi a administrar as finanças e ter resultado com o trabalho artesanal”, pontua Belfort que, atualmente, também ministra cursos de arte rústica manual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e logo será postado. Obrigado!