segunda-feira, 8 de setembro de 2014

São Luís completa hoje 402 anos - veja sua história e agenda cultural

Cidade já está tendo 10 dias de música e dança para comemorar mais de quatro séculos de história
Veja toda a programação:


02/09/2014
A capital maranhense, São Luís, comemora 402 anos hoje, segunda-feira (8), e está tendo 10 dias de programação cultural desde a sexta-feira (5). Entre as atrações turísticas da cidade, destaca-se o maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina. Outro ponto forte é a culinária local, que oferece pratos como o cuxá, o arroz de cuxá, o peixe frito e a torta de camarão.
A mistura de povos gerou em São Luís um rico conjunto de manifestações culturais, como o bumba-meu-boi, tambor de crioula, cacuriá e as tradicionais festas juninas. Além disso, a cidade tem forte influência da música jamaicana.
Conhecida como a capital brasileira do reggae, a cidade dá início aos festejos com um show que reúne cantores locais, grupos de dança, radiolas e DJs do ritmo jamaicano na Praça Maria Aragão, a partir das 19h.

No sábado (6) a cidade homenageou o Dia Municipal do Tambor de Crioula, com a apresentação de grupos regionais, procissão e ladainha. 
Já para domingo (7) houve um show de músicas religiosas e a participação de bandas da região, na Praça Maria Aragão. 
Hoje (8), aniversário da cidade, haverá outro show com músicos locais, também na Praça Maria Aragão. "Louvação a São Luís" – Show musical com participação da banda Pedeginja, Phill Veras lançando novo CD e DVD; Som do Mará, de Chiquinho França; e participação especial dos jovens talentos Brígida Andrade e Victor e Bruno. Local: Praça Maria Aragão. Horário: 19h.
Terça a domingo (9 a 14)
Festival Internacional de Folclore – Presença de grupos nacionais e internacionais, com representantes da Colômbia, México, Argentina, Chile, Estônia, entre outros convidados. O evento promove o patrimônio imaterial por meio da dança, da música, dos jogos, dos rituais e dos costumes. Local: Praça Maria Aragão. Horário: a partir das 19h.​

História
A cidade foi fundada em 1612 por uma expedição francesa comandada por Daniel de La Touche, cujo objetivo era estabelecer uma colônia na região.  Com a expulsão dos franceses em 1615, São Luís passou ao domínio dos portugueses, mas em 1641 foi novamente invadida, dessa vez por holandeses que permaneceram no local até fevereiro de 1644.
Devido à localização favorável à atividade portuária, São Luís se tornou um importante centro de exportação de algodão e cana-de-açúcar durante o período colonial. Dessa época, a cidade conserva o centro histórico, tombado pela Unesco, repleto de sobrados e casarões, além de ruas e praças típicas dos séculos XVIII e XIV.

Parabéns, São Luis do Mará!

Assessoria de Comunicação Social - Ascom/MTur



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e logo será postado. Obrigado!