domingo, 19 de outubro de 2014

HOJE - GIRO PELOS MUNICÍPIOS

Prefeitura inicia a implantação de sinalizações em Lago Verde-MA
               
Após a pavimentação asfáltica várias ruas da cidade, o prefeito Raimundo Almeida iniciou, nesta semana, o projeto de sinalização por todo o município. Serão colocadas mais de 200 placas indicativas, educativas, de regulamentação e de advertência. As placas terão o objetivo de orientar os pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e turistas e reorganizar a cidade, em detrimento ao trânsito.
                A sinalização estática também será reforçada com pintura de faixas de circulação e de pedestres, com o claro objetivo de facilitar o deslocamento de pessoas e veículos na área urbana. O Prefeito Raimundo Almeida (PP), diz que o trabalho da administração vem acontecendo por toda a cidade e já vem refletindo positivamente na vida da população. "Com o asfaltamento e agora com essas sinalizações, damos mais um passo para modernizar a cidade. Vias bem sinalizadas dão segurança e tranquilidade a todos que circulam por nossas ruas e avenidas, Afirmou o prefeito.





Junco do Maranhão é o município campeão nacional do Bolsa Família

Dos 20 municípios que mais dependem do Bolsa Família, seis são maranhenses e Junco do Maranhão, com 90,6% de cobertura da população, é o campeão nacional.
O prefeito Aldir Cunha Rodrigues (PR) briga na Justiça para que o número da população seja alterado. Se a justiça concordar, Junco do Maranhão perderia sua posição nesse ranking.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município tem 919 famílias cadastradas, o que representa 3 mil 308 pessoas beneficiadas, já que a média usada pelo MDS são 3,6 pessoas por família. Já a população total estimada pelo IBGE é de 3.653 pessoas.
O prefeito contesta os números e afirma que a população jucoense é, na verdade, maior do que a oficial. Segundo ele, há uma indefinição sobre os limites do município e, durante o Censo de 2010, quatro povoados de Junco do Maranhão foram integrados a Maracaçumé e Boa Vista do Gurupi, o que teria provocado uma redução repentina de cerca de 4.000 habitantes, mas não houve mudança no cadastro do Bolsa Família. Na prática, segundo o prefeito, esses moradores continuam usando os serviços públicos da Prefeitura de Junco do Maranhão.
Quatro das dez escolas municipais, por exemplo, estão nos povoados integrados aos municípios vizinhos, mas são mantidas com recursos de Junco do Maranhão, segundo o prefeito. Desde a mudança, a prefeitura contesta os números na Justiça e se diz prejudicada, já que o repasse de recursos do governo federal é calculado com base na população.
Sem nenhuma indústria e com economia baseada na agricultura familiar e na pecuária, a cidade tem hoje 95% da receita oriunda de repasses federais.
Ranking dos 20 municípios
1. Junco do Maranhão (MA): 90,6%
2. Sebastião Barros (PI): 86,9%
3. Belo Monte (AL): 83,6%
4. Alcântara (MA): 83,3%
5. Pavussu (PI): 82,7%
6. Serrano do Maranhão (MA): 82,5%
7. Vera Mendes (PI): 82%
8. Brejo do Piauí (PI): 80,6%
9. Calumbi (PE): 80,3%
10. Severiano Melo (RN): 79,3%
11. Palmeirândia (MA): 78,7%
12. São João Batista (MA): 78,7%
13. Matinha (MA): 78,7%
14. Lagoa do Sítio (PI): 78,6%
15. Paquetá (PI): 78,5%
16. Capitão Gervásio Oliveira (PI): 78,3%
17. Sigefredo Pacheco (PI): 77,6%
18. São Lourenço do Piauí (PI): 77,6%
19. Pedro Laurentino (PI): 77,5%
20. Flores do Piauí (PI): 76,5%





LAGO AÇU -  Ex Vereador José Wilson tem prestação de contas reprovada pelo TCE/MA

Em sessão plenária realizada nesta quarta-feira (15), o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) julgou irregulares as prestações de contas de vários vereadores que ocuparam, ou ainda estão ocupando, cargos de presidentes de Câmaras Municipais.

Dentre elas do ex-vereador José Wilson de Oliveira, na condição de presidente da Câmara Municipal de Conceição do Lago Açu; ele teve julgadas irregulares as prestações de contas do exercício financeiro de 2009, tendo sido condenado ao pagamento de multa no valor de R$ 18 mil.

As condenações, sobre as quais cabem recursos, tiveram parecer favorável do Ministério Público de Contas. No entanto, o julgamento mantém José Wilson na condição de inelegibilidade.



SÃO LUIS GONZAGA DO MARANHÃO - Prefeitura inicia asfaltamento do Bairro Nova São Luis Gonzaga

              Como é de praxe no Brasil, pouco se espera das promessas dos políticos assim que passada a campanha eleitoral. Como é de praxe na democracia vigente no país, em São Luis Gonzaga há o grupo de adeptos à atual administração, bem como aqueles que apoiam os atos do poder. Os que parecem torcer contra qualquer ato do prefeito até agora parece não acreditar que, mesmo depois de uma eleição frustada para o candidato ao governo do estado que o grupo apoiava, os trabalhos de asfaltamento do Bairro Nova Bacabal iniciaram poucos dias após passado o processo eleitoral.
             As ruas foram abertas e preparadas no decorrer da eleição e agora começam a ganhar novo aspecto. O prefeito Dr. Emanoel Carvalho disse que a obra é para a cidade e não para figurar como "eleitoreira", por isso a continuação dos trabalhos tal qual planejado anteriormente e são visões como esta que aproximam os gestores das prioridades municipais. Vejam:










BOM LUGAR - Jovens de Bom Lugar tem festa competitiva em projeto com o tema desenvolvendo criatividades


       O Prefeito Sérgio Miranda da grande apoio ao Projovem (Programa Nacional de Inclusão de Jovens.) e disponibilizou local naturalmente amplo a térmico e aconchegante para os mesmos.
       Onde na manhã deste sábado(18) os jovens realizaram a festa para a conclusão de mais um trabalho importante do projeto, com o tema desenvolvendo criatividades e o lema a utilização do celular. Toda a turma foi dividida em grupos de equipes, dos povoados Matinha, Olho d’água dos Mirandas, Porção Cumprido e Sede Bom Lugar para com apresentações competitivas de suas criatividades, entre danças, paródias, dramatização e desfile.
        O Prefeito Sérgio Miranda esteve no local por alguns minutos prestigiando o evento, e acompanhando todo o trabalho todo o tempo a Primeira dama do Município Eunice Jansen. Na organização a coordenadora do PROJOVEM Cirlene Silva apresentadora do evento, Secretária de assistência Social Rosinha e todo membro do CRAZ (Centro de Referência da Assistência Social) como uma dos jurados a secretária de Cultura Ademir Costa.
Todos os jovens realizaram um ótimo trabalho de apresentações e deram bons exemplos sobre os benefícios e o perigo na tecnologia com relação a utilização do celular nas escolas e relacionamento amorosos e demais males causados pela indevida utilização e o excesso de uso em relacionamento através do mesmo.
        A equipe do povoado Porção Cumprido de acordo com as avaliações dos jurados  ficou com o título de Garoto e da Garota PROJOVEM 2014. E equipe da Sede Bom Lugar com o título de vencedora do evento. A todos parabém !

POR: Josemar Rodrigues.



PIO XII - Sebrae reúne empreendedores em palestra motivacional



                   Empreendedores e proprietários de negócios do ramo do comércio de Pio XII, na região Central do Maranhão, participaram de palestra motivacional promovida pelo Sebrae nesta terça-feira (14), que aposta na capacitação e preparação dos empreendedores do setor. A ação integra o projeto Comércio Varejista, desenvolvido pelo Sebrae através de sua unidade regional em Santa Inês, que atende ao município.
                  O consultor do Sebrae Mury Campos proferiu palestra show que apresentou com noções de empreendedorismo, motivação e incentivo para quem pretende ter sucesso no mercado de trabalho. “Aqui estamos falando de um assunto sério, de forma descontraída e bem humorada. Com esta mensagem, queremos elevar a autoestima dos empreendedores locais e contribuir com o crescimento profissional de cada um deles”, afirmou Campos.
Além da realização da palestra, as ações em Pio XII incluíram uma mobilização de técnicos e consultores do Sebrae, além dos Agentes de Desenvolvimento Local da cidade, no intuito de prestar orientações sobre a formalização de pequenos negócios.
                  O plano de ação da unidade do Sebrae em Santa Inês visa o desenvolvimento dos municipios através do fomento ao empreendedorismo e da sustentabilidade dos pequenos negocios. O trabalho tem sido realizado em seis cidades e ainda esta semana, as palestras e consultorias seguem em Pio XII, Santa Luzia e Alto Alegre do Pindaré. Na próxima semana, o trabalho será realizado em Arari, Viana e Vitória do Mearim.
                  Em Pio XII, o Sebrae tem como parceiros a prefeitura e a Associação Comercial, que esteve representata pelo presidente, Antonio Carvalho, que destacou a reestruturação da entidade e o apoio do Sebra no processo. “Os cursos e treinamentos são bem vindos para despertar, em nossos empresários, o espírito empreeendedor, além de deixá-los motivados para contribuir com o fortalecimento da nossa insituição e seus negócios”, avaliou Carvalho.
                 O Sebrae informa que o primeiro curso em Pio XII voltado para o público do projeto Comércio Varejista será de Técnicas de Vendas, previsto para acontecer no perido de 03 a 07 de novembro. “As inscrições começam no próximo dia 20 e a perspectiva é de uma boa participação e muito proveito, pois os empreendedores de Pio XII se mostraram receptivos e motivados com as nossas ações”, ponderou o gerente da regional do Sebrae em Santa Inês, Aluízio Muniz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e logo será postado. Obrigado!