quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Alunos do 9º Período de Direito do CESB/UEMA fazem visita técnica ao STJ e STF em Brasília

                              Nos dias 07 e 08 de setembro do ano em curso, acadêmicos do 9º período do curso de Direito do Centro de Estudos Superiores de Bacabal – CESB, Campus da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, realizaram visitas técnicas, em Brasília – DF, nos Tribunais Superiores (STF - Supremo Tribunal Federal e  STJ - Superior Tribunal de Justiça).
                                   Às 11:30 do dia 07 de setembro a excursão acadêmica foi recebida no STJ - Superior Tribunal de Justiça, e conduzida pelas dependências do prédio fazendo oportunas e instrutivas paradas para apreciação de obras de arte, objetos de uso cotidiano, bem como composição e funcionamento do Órgão, a Galeria de Ex-Ministros e um pouco da história da Justiça, com visitação ao salão nobre e contemplação dos bustos de personalidades da história da Justiça, como D Pedro I, Rui Barbosa, Teixeira de Freitas, Pedro Lessa e Epitácio Pessoa, além de assistirem, no plenário do STF, ao julgamento de algumas ações, presenciando sustentação oral de argumentos  por parte de advogados patronos das causas apreciadas no dia. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer de perto os Ministros do STF, em especial o Ministro Luiz Fux que, gentilmente, de forma reservada, dedicou alguns minutos para trocar algumas palavras com os acadêmicos e se deixar fotografar com eles.
                          Os acadêmicos puderam cristalizar seus conhecimentos a cerca do STF que é o Órgão do Judiciário que dá a última palavra nas causas infraconstitucionais. Foi criado pela Constituição de 1988 para uniformizar a interpretação da lei federal em todo o Brasil. O STF – Supremo Tribunal Federal é a mais alta Corte do Judiciário do país e tem como competência precípua a guarda da Constituição, cabendo-lhe processar e julgar originariamente: ação direta de inconstitucionalidade e ação direta de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual, além das demais hipóteses contempladas no artigo 102 da Constituição Federal.
                                   Na visita ao STJ ocorrida na tarde de 08, os acadêmicos, como participantes do Projeto “Saber Universitário da Justiça”, daquele Tribunal, além de conhecerem as instalações do STJ, receberam orientações e informações sobre a composição e funcionamento daquela corte.
A visita técnica é uma valiosa ferramenta de ensino, interligando teoria e prática, firmando-se como meio didático hábil a preparar o acadêmico do curso de Direito para o exercício de sua profissão, além de promover a interdisciplinaridade entre as várias disciplinas do Direito, pois, no decorrer da visita técnica, o acadêmico tem a oportunidade de fazer um resgate de  conteúdos vistos em sala de aula, desde a Introdução ao Estudo do Direito, o Direito Constitucional, o Direito Processual Civil, o Direito Processual Penal, a Organização Judiciária, o Processo Legislativo, a Ética Profissional, a Prática Jurídica, a História e várias outras matérias previstas no Projeto Pedagógico do curso de Direito do CESB-UEMA.
                             Registre-se que aos acadêmicos da Universidade Estadual do Maranhão, receberam menção durante o pleno no STF e de forma ordeira e comprometida, se portaram de maneira exemplar, observando as regras e etiquetas estabelecidas pelos órgãos visitados, trazendo na bagagem uma experiência ímpar e deixando registrada uma imagem positiva da nossa instituição. Vejam Mais fotos:





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e logo será postado. Obrigado!