segunda-feira, 29 de junho de 2015

Papa Francisco pede para mascar coca em visita à Bolívia, em julho

A prática é comum entre os turistas para combater os efeitos dos 3,6 mil metros de altitude de La Paz


O papa Francisco pediu para mascar coca, a folha consumida massivamente e tradicional entre os indígenas bolivianos, durante sua próxima visita à Bolívia de 8 a 10 de julho, informou neste domingo (28/6) o ministro da Cultura, Marko Machicao. "Ele nos disse especificamente que quer mascar coca", informou Machicao à rede de tv estatal. A infusão costuma ser a prática usual entre os turistas para combater os efeitos dos 3.600 metros de altitude de La Paz.
Um líder campesino, Rodolfo Machaca, anfitrião da cúpula social dos povos, que visitará Francisco na Bolívia, confirmou a versão de Machicao. "Na sua chegada (a La Paz) ele irá mascar a folha de coca", afirmou ao mesmo veículo. A folha de coca, principal insumo para a produção de cocaína, também é consumida em seu estado natural em algumas províncias do norte da Argentina, terra natal do papa Jorge Mario Bergoglio.
Em 2013, a ONU readmitiu a Bolívia em sua Convenção de 1961 sobre drogas, com a inclusão da reserva ao hábito de mascar folhas de coca, um ano depois queLa Paz denunciou a convenção que bania a prática ancestral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e logo será postado. Obrigado!