quinta-feira, 16 de julho de 2015

MP abre inquérito contra Lula para investigar tráfico de influência

A Procuradoria da República no Distrito Federal abriu uma investigação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para apurar suposto tráfico de influência com o objetivo de favorecer a construtora Odebrecht, afirmou a procuradoria nesta quinta-feira.
A decisão de abrir a investigação contra o ex-presidente acontece depois de um inquérito preliminar de maio, conduzido pela procuradora Mirella Carvalho de Aguiar, para apurar se Lula beneficiou a Odebrecht entre 2011 e 2014, após deixar a Presidência, ao influenciar ações de autoridades estrangeiras e do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho.
A Odebrecht é uma das empresas investigadas pela operação Lava Jato, que apura um esquema bilionário de corrupção na Petrobras. O presidente da construtora, Marcelo Odebrecht, está preso na sede da Polícia Federal em Curitiba, acusado de participação no esquema.
Procurado, o Instituto Lula afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, ter ficado surpreso com a decisão de abrir uma investigação contra o ex-presidente. A assessoria de imprensa do Instituto Lula disse ainda que recentemente foram entregues documentos solicitados pela procuradora e que avalia que o tempo passado desde a entrega foi pouco para que a procuradora os analisasse.
“Vamos comprovar a legalidade e a lisura de todas as atividades do Instituto Lula”, disse por telefone a assessoria do Instituto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e logo será postado. Obrigado!