segunda-feira, 19 de outubro de 2015

A dança das Cadeiras na OAB/MA…



thiagoA campanha eleitoral na OAB/MA tem movimentado e muito o cenário da advocacia maranhense. A fase pré-eleitoral já entrou para a história como uma das mais concorridas de todas, além de registrar, pela primeira vez, a união da oposição para concorrer de igual para igual com o grupo apoiado pela atual gestão da Ordem.
Com sobrenomes iguais, mas sem nenhum parentesco, Thiago e Charles, aliaram-se deixando de lado qualquer projeto pessoal em prol de um projeto maior intitulado Renovar para Mudar que tem como foco maior; recolocar a OAB/MA em prol do advogado com fins de servir o interesse desse profissional.
Esta semana, a etapa pré-eleitoral entra em uma nova fase; o registro das chapas que concorrerão às eleições da OAB/MA. Na verdade desde a sexta-feira, o grupo da situação oficializou os candidatos, que têm como líder a advogada Valéria Lauande. O lançamento do Renovar para Mudar acontece na próxima semana. Essa fase traz vários questionamentos e uma análise que remete a uma brincadeira de criança; a dança das cadeiras na OAB/MA.
Para o advogado Thiago Diaz, líder do Renovar, a alternância de poder é salutar para qualquer democracia.
– Mas não é o que acontece há décadas na Ordem! Percebe-se um grupo de empresários que se apossou da OAB/MA há anos e a cada eleição faz um rodízio nos principais cargos da Ordem. A própria candidata já foi por duas vezes vice-presidente, hoje é Conselheira Federal e agora é candidata à presidência. E assim são com os outros que a apoiam; ora um é conselheiro federal, ora outro é vice-presidente, ora outro é conselheiro e utilizam para garantir que a história se repita a máquina administrativa, mantida com o valor altíssimo da anuidade que pagamos – enfatizou.
thiago2
Recentemente o Renovar para Mudar protocolou documento junto a OAB/MA solicitando Eleições Limpas. De acordo com o advogado Thiago Diaz, “nesses últimos meses, a OAB/MA vivencia um fato no mínimo peculiar; a presidência ocupada de maneira indireta pela então candidata Valéria Lauande. Isso mesmo, pois, os atos e ações da candidata se confundem com a própria representatividade da instituição. Além disso, toda a pasta publicitária da Ordem está a serviço de sua campanha, fazendo com que muitos acreditem, inclusive, ser ela a presidente”, enfatizou Thiago.
– É sabido que nos últimos anos nas eleições na Ordem impera o abuso de poder econômico e político, o estímulo a inimizades, na busca do poder pelo poder, principalmente pela atual gestão em querer permanecer na Presidência, Diretoria, Conselhos e todos os outros cargos –complementou o advogado Thiago Diaz.
O RENOVAR para Mudar defende uma OAB/MA independente e a serviço dos advogados maranhenses e não envolvida em projeto político partidário, o qual defende apenas os interesses do grupo de empresários da advocacia que a dirige e que em nada coincide com os interesses da advocacia maranhense.
É consenso de “que há muito tempo a nossa seccional não tem atendido os reclames da classe, nos abandonando a própria sorte e deixando de cumprir, assim, a sua função institucional. Os advogados despertaram e estão conscientes que podem mudar esse triste cenário. É hora de mudar, de renovar”, finalizou Thiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será analisado e logo será postado. Obrigado!